sábado, 1 de agosto de 2009

Os Planetas

Os planetas são astros sem luz própria como as estrelas. Eles descrevem órbitas em torno do Sol e estão a distâncias diferentes dessa estrela. A distância que cada um está do Sol foi determinada no início da formação do Sistema Solar.
Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Os planetas do Sistema Solar
Clique aqui para fazer o download

É essa distância que fará com que eles apresentemcaracterísticas tão diferentes, como por exemplo, a temperatura, o tamanho e a composição.

Até pouco tempo atrás, poderíamos dizer que o nosso sistema planetário é formado por nove planetas. Mas, recentemente, em uma reunião internacional, os astrônomos definiram que o Sistema Solar possui oito planetas.
Os quatro mais próximos do Sol são rochosos e pequenos. São eles: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. Você irá descobrir algumas das suas características clicando nas figuras ao lado.

Os quatro planetas mais distantes do Sol são enormes e gasosos. São eles: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. As figuras acima trazem algumas informações sobre esses planetas. Clique nelas e descobrirá.

Plutão era o 9o, mas hoje não é mais considerado um planeta. Ele é bem pequeno, congelado e constituído de gás metano, água e rochas. Faz parte agora de um grupo de objetos que se localizam bem mais distantes do Sol.

Já sabemos que todos giram em torno do Sol, mas eles não descrevem órbitas iguais. Isso porque a órbita também irá variar de acordo com o tamanho e distância do planeta em relação a essa estrela.