sábado, 1 de agosto de 2009

Combinação de elementos e ligações químicas

Raramente os elementos químicos a são encontrados isolados na natureza.
Geralmente aparecem combinados formando substâncias. As substâncias simples são formadas por átomos de um mesmo elemento químico, como o gás hidrogênio H2.
Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar


Clique aqui para fazer o download

Quando átomos de diferentes elementos se agrupam então a substância é chamada composta. É o caso da água.
Toda substância tanto simples quanto composta é representada por uma fórmula que mostra os símbolos e a quantidade dos elementos envolvidos. Veja alguns exemplos: HCl (ácido clorídrico): cada molécula é formada por 1 átomo de hidrogênio e 1 de cloro.

H2SO4 (ácido sulfúrico): é formado por 2 átomos de hidrogênio, 1 átomo de enxofre e 4 átomos de oxigênio.

C6H12O6 (glicose): é formado por 6 átomos de carbono, 12 átomos de hidrogênio e 6 átomos de oxigênio.

Para que os elementos se mantenham combinados é necessário que haja uma interação entre eles chamada ligação química. A ligação química ocorre entre os elétrons dos átomos envolvidos. Vamos recordar como os elétrons ficam situados no átomo? Os elétrons giram em torno do núcleo como os planetas ao redor do sol, sendo que existem varias camadas de elétrons girando ao mesmo tempo.

A última camada de elétrons é chamada camada de valência. Ela tem uma importância maior pois determinará a estabilidade ou instabilidade do átomo. Para que um átomo seja estável ele precisa ter 8 elétrons na camada de valência. Com exceção dos gases nobres, todos os elementos tem entre 1 e 7 elétrons na camada de valência, e isso os torna instáveis. Eles precisam alcançar os 8 elétrons necessários para sua estabilidade e para isso os átomos se combinam para ganhar, perder ou compartilhar elétrons.
Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar


Clique aqui para fazer o download

Vejamos um exemplo: O átomo de cloro (Cl) tem 7 elétrons na camada de valência e o potássio (K) tem 1 elétron na camada de valência. Quando o cloro (Cl) e o potássio (K) se ligam o cloro recebe 1 elétron doado pela camada de valência do potássio, formando uma ligação e tornando-se estável. A molécula formada é o KCl. Este tipo de ligação é chamada ligação iônica.
Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar


Clique aqui para fazer o download

Como no exemplo visto acima, todos os compostos iônicos têm obrigatoriamente átomos que doam e átomos que recebem elétrons. Porém existe outro tipo de ligação chamada molecular ou covalente, onde os átomos que se juntam precisam receber elétrons. Como isso acontece? Vejamos outro exemplo. A molécula de água é formada por 2 átomos de hidrogênio que tem apenas 1 elétron cada na camada de valência e para ficarem estáveis precisam de mais um elétron cada. Também possui um átomo de oxigênio que tem 6 elétrons na camada de valência e precisa receber 2 elétrons para completar 8 e ficar estável. Verifique estes números na Tabela Periódica.
Nas ligações moleculares ou covalentes, como as que vimos na molécula de água, os elétrons das camadas de valência são compartilhados entre os átomos, proporcionando sua estabilidade.

Vamos conhecer as substâncias formadas nestas combinações de átomos e como são classificadas? Clique aqui.

Os elementos químicos

Do que é feita a matéria? Na Grécia antiga, há milhares de anos atrás, os estudiosos já se faziam estas perguntas. Depois de muitos anos de estudo, os homens descobriram que toda matéria é composta de átomos. Mas, se toda a matéria é composta de átomos, o que faz com que existam diferentes tipos de matérias no nosso planeta? A resposta a esta pergunta está no fato de que existem diferenças entre os átomos. Foi devido a essa descoberta que os estudiosos resolveram dar nomes a cada um deles, para que fosse possível identificá-los. Sabe-se, hoje em dia, que existem cerca de 100 tipos de átomos. Se os nomes não fossem diferentes todos chamariam "átomos" e não saberíamos como determinar o porquê de uma substância ser diferente de outra. É a mesma coisa que aconteceria se todas as pessoas possuíssem o mesmo nome... Já pensou que confusão que ia ser?

Desta forma cada tipo de átomo passou a ser chamado de elemento químico e recebeu um nome. Cada elemento químico é representado por um símbolo que são letras vindas das abreviações de seu nome em latim. Por exemplo: hidrogênio (em latim hydrogenum) é representado pela letra H, o chumbo (em latim plumbum) é representado pelas letras Pb, a prata (em latim argentum) pelas letras Ag, entre outros.

Vários elementos químicos podem se combinar para formar as chamadas substâncias químicas, como por exemplo, a água, a glicose, e muitos outros. Por enquanto estudaremos apenas os elementos químicos e mais adiante veremos as combinações químicas.
Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar


Clique aqui para fazer o download

A lista de todos os elementos químicos e sua classificação estão reunidos numa tabela chamadaTabela Periódica. Cada elemento aparece dentro de um quadrado com seu símbolo rodeado de várias informações. Veja na figura ao lado.
Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Tabela Periódica
Clique aqui para fazer o download

Os elementos químicos são classificados em 5 grupos: metais, não metais, semimetais, gases nobres e hidrogênio. Vamos entender como eles se organizam na Tabela Periódica? Veja na figura ao lado.
:: Metais ::

Os metais são bons condutores térmicos e elétricos. Entre os metais mais importantes estão o sódio (Na), magnésio (Mg), alumínio (Al), potássio (K), cálcio (Ca), ferro (Fe), ouro (Au), mercúrio (Hg), chumbo (Pb), cobre (Cu) e outros. Na Tabela Periódica aparecem na cor azul.

Em nosso dia a dia, podemos observar que os fios elétricos são feitos de cobre revestido por outros materiais. Também o termômetro, usado para medir a temperatura, funciona devido às propriedades do mercúrio.
Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar


Clique aqui para fazer o download

Na natureza, os metais não aparecem puros, mas sim combinados com outros elementos formando minérios. Para obter os metais, o homem precisa extraí-los dos minérios. Mas muitas explorações acabam destruindo o meio ambiente, pois para conseguir um pouco de metal puro é necessário retirar uma enorme quantidade de minério.
:: Não-metais ::

Os não-metais ou ametais, ao contrário dos metais, são maus condutores de calor e de eletricidade. Entre eles temos o carbono, nitrogênio, oxigênio, fósforo e cloro. Aparecem em cor rosa na Tabela Periódica. O carbono está presente em todas as substâncias ligadas à vida, chamadas substâncias orgânicas. O oxigênio é fundamental na respiração dos seres vivos. O fósforo está presente em várias substâncias orgânicas. Seu nome nos faz pensar no palito de fósforo, que por incrível que pareça, não tem fósforo. Ele está presente apenas na caixa de fósforos onde se risca o palito. Na cabeça do palito não há fósforo e sim pólvora.

O cloro é importante no tratamento da água, pois mata os microrganismos que podem causar doenças.

:: Semimetais ::

Os semimetais têm propriedades intermediárias entre os metais e os não metais. Apresentam condução de eletricidade e calor, porém menor que a dos metais. Entre eles estão o boro, silício e arsênio. O silício é usado na fabricação de componentes de computadores e outros aparelhos eletrônicos e é um importante elemento que compõe as rochas. Aparecem em cor laranja na Tabela Periódica.

:: Gases nobres ::

Os gases nobres são também chamados de gases raros ou inertes pois não se combinam com outros elementos para formar novas substâncias. Entre eles temos o hélio, neônio e argônio. Estão em verde na Tabela Periódica.

O neônio pode ser usado em lâmpadas especiais como aquelas de letreiros de lojas.

:: O hidrogênio ::

O hidrogênio não é agrupado em nenhum dos outros grupos pois tem características próprias. É o elemento mais abundante do universo e o menos denso. Está presente em muitas substâncias químicas de nosso planeta entre elas a água. O gás hidrogênio é mais leve que o ar e é muito utilizado para encher balões. Porém, ele é perigoso pois é combustível e apresenta riscos de explosão, por isso tem sido substituído pelo gás hélio.

Existem outros elementos que são especiais: os elementos químicos radioativos!

São elementos que possuem um núcleo instável que se quebra naturalmente expulsando partículas e alterando assim seu número atômico. Isso quer dizer que elese transforma em outro elemento químico. Eles são o urânio, o rádio, o plutônio, o frâncio, e muitos outros. O urânio é importante e muito valioso pois é usado em reatores atômicos que transformam energia nuclear em energia elétrica.

Nas próximas páginas você irá conhecer como os elementos se combinam e as ligações que ocorrem em seus átomos.

O átomo

A palavra átomo significa "indivisível" em grego. Por volta de 400 A.C. os gregos já sabiam que toda matéria era feita de partículas indivisíveis que se agrupavam para formá-la. Mas, foi somente no século XIX, que cientistas puderam comprovar a existência do átomo e entender melhor sua estrutura.Mais tarde, nas primeiras décadas do século XX, eles descobriram que o átomo é formado por partículas menores chamadas elétrons, prótons e nêutrons. Portanto o átomo é divisível.
Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar


Clique aqui para fazer o download

Os átomos são muito pequenos, e por isso difíceis de serem estudados. Uma das maneiras de explicar como são os átomos, seria compará-los com planetas girando em torno do sol. O sol seria o núcleo do átomo onde estão os prótons e os nêutrons, e os planetas seriam os elétrons que giram ao redor do núcleo. Veja a figura do átomo ao lado.

Esta explicação é chamada de modelo, baseando-se em hipóteses feitas por cientistas que não viram diretamente o átomo, já que este não é visível a olho nu nem com auxílio de microscópios por ser tão pequeno.
Os prótons são partículas com cargas positivas que seriam equilibradas pelas cargas negativas dos elétrons. Os nêutrons são eletricamente neutros. A massa do elétron é 1836 vezes menor que a do próton, então a massa do próton concentra-se no núcleo.
:: Curiosidade ::
Hoje em dia foram descobertos novos modelos e novas partículas no átomo e surgiu uma área na ciência chamada mecânica quântica, que estuda o comportamento dos átomos. Esses novos modelos serão estudados no segundo grau e na universidade. Por enquanto o modelo planetário será suficiente para entendermos a química.
Número atômico (Z)

O número atômico, representado pela letra Z, é igual ao número de prótons no núcleo do átomo. O número atômico do oxigênio é 8, ou Z=8, e o do hidrogênio é 1, Z=1. Por eles terem quantidade diferentes de prótons, seus átomos e as substâncias que eles formam possuem propriedades completamente diferentes. Quando um átomo está eletricamente neutro, ele possui o número de elétrons igual ao número de prótons.
Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

A=Z+<*alt n, número de neutrons*>
Clique aqui para fazer o download

Número de massa (A)

O número de massa de um átomo é dado pela soma de prótons e nêutrons existentes no núcleo, uma vez que a massa dos nêutrons é semelhante à massa dos prótons.

Os elétrons, como já vimos, são muito menores que os prótons e sua massa é insignificante. Por isso não contam no número de massa.
Íons

Quando o átomo possui um número de elétrons diferente do de prótons, ele fica carregado eletricamente. Os prótons ficam estáveis no núcleo, já os elétrons estão girando ao redor dele, e podem ser retirados com certa facilidade. Quando o átomo perde elétrons ele fica carregado positivamente, pois o número de prótons é maior que o de elétrons. Dizemos que o átomo está ionizado, ou o chamamos de íon. Nesse caso é um íon positivo.
O conhecimento sobre os elétrons é muito importante para os estudos da Física, como aenergia elétrica
O átomo também pode receber elétrons e ficará carregado negativamente, pois o número de elétrons será maior que o de prótons formando um íon negativo, chamado ânion. Os íons positivos que falamos antes se chamam cátions. Para saber porque o átomo pode perder ou ganhar elétrons clique aqui.
Existem cerca de 100 tipos de átomos sendo que 92 deles são encontrados na natureza e os demais são produzidos em laboratório. Átomos de um único tipo formam os elementos químicos e cada um deles possui um número atômico (Z) definido e específico. O hidrogênio possui Z=1 e o hélio possui Z=2. Eles são os elementos químicos mais simples que existem e a sua diferença está no número de prótons. Vamos aprender mais sobre os elementos químicos?

Introdução à Quimica

O que é Química? Muitas vezes as pessoas usam a palavra química no sentido de algo artificial, por exemplo, "este suco tem muita química".

Na verdade, a química é muito mais abrangente que isso, pois estuda tanto matérias naturais, como as artificiais e também as combinações entre diversos tipos de matéria.
Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar


Clique aqui para fazer o download

A química estuda os fenômenos que modificam a estrutura da matéria. A matéria é tudo aquilo que ocupa um lugar no espaço. Vamos pensar em uma gota de água. Se dividirmos essa gota de água muitas vezes, chegaremos a uma molécula de água. A partir desse momento se tentarmos dividir a molécula, deixaremos de ter água, pois a molécula é a menor parte da matéria que ainda conserva todas as suas propriedades.
Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar


Clique aqui para fazer o download

Se dividirmos a molécula de água teremos partículas menores chamadas átomos. A molécula de água é formada por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio. O oxigênio pode formar uma substância pura ou simples, onde há apenas oxigênio, como o O2, ou gás oxigênio. Mas também pode estar combinado com outros elementos químicos, como na água, H2O, onde está combinado com o hidrogênio.
Vamos conhecer outras moléculas que possuem oxigênio e hidrogênio em sua estrutura? Os carboidratos são moléculas muito abundantes na natureza, fazem parte de nossos alimentos, das plantas, da madeira, do papel, etc. Um carboidrato muito importante para nossa vida é a glicose. Ela é formada por uma cadeia de carbono (C) onde se ligam átomos de hidrogênio e oxigênio. As ligações entre átomos são chamadas ligações químicas.
Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar


Clique aqui para fazer o download

Nas próximas páginas você entenderá mais sobre a estrutura da matéria, seus elementos, reações, moléculas, átomos, etc.e compreenderá como a química participa de várias formas em nosso dia a dia. As indústrias farmacêuticas, de cosméticos, de produtos de limpeza, de plásticos são desenvolvidas através de estudos da química. Também a biologia utiliza muitos conhecimentos da química para explicar os fenômenos e processos da vida.
Os conhecimentos da química também ajudam a explicar os efeitos da poluição na atmosfera. Entre eles temos a chuva ácida e o efeito estufa.

Luz

Como os nossos olhos percebem as formas e cores? A resposta a essa pergunta se encontra nos nossos olhos e nas propriedades da luz. Antes de aprendermos essas propriedades precisamos entender alguns conceitos.
Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Corpos luminosos
Clique aqui para fazer o download

A natureza da luz ainda não é muito bem compreendida. Sabe-se apenas que a luz é uma forma de transmissão da energia luminosa. Essa energia é produzida naturalmente pelo Sol e todas as outras estrelas do Universo e artificialmente pelas lâmpadas e velas.Todos os objetos que emitem luz própria, sendo natural ou não, são chamados de corpos luminosos. A grande maioria dos corpos que nos cercam são, no entanto corpos iluminados. A mesa, o livro, a poltrona, e as pessoas que enxergamos são todos corpos iluminados.
Nós só enxergamos os objetos se de alguma forma a luz chegar aos nossos olhos. Os corpos que são luminosos emitem luz que chega aos nossos olhos, nos fazendo enxergar. Já os corpos iluminados refletem a luz que recebem e esta alcançando os nossos olhos nos fazem enxergar.
Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Feixe de luz
Clique aqui para fazer o download

A luz se propaga através de ondas eletromagnéticas em linha reta. Chamamos de raio luminoso a reta que indica a direção de propagação da luz. Um conjunto de raios luminoso que possuem a mesma direção e sentido é chamado de feixe luminoso. Observe a luz entrando por uma fresta nesta janela. Olha como a sua trajetória é reta.
As ondas eletromagnéticas que propagam a luz possuem também uma velocidade. Essa velocidade será diferente dependendo do meio onde ela se propaga. No ar estima-se que ela seja igual a 300.000 Km/s. É devido a essa velocidade tão alta que primeiro vemos o raio e depois ouvimos o trovão, já que a luz se propaga a 300.000 Km/s e o som a 340m/s.
Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Comprimentos de ondas
Clique aqui para fazer o download

As diferenças dessas ondas, quanto ao seucomprimento determinam quais serão percebidas pelos nossos olhos e como serão percebidas. As ondas luminosas que enxergamos estão entre 0,4 mm e 0,7mm. São as variações no comprimento dessas ondas, sem, no entanto, passarem de 0,7mm e nem serem menores do que 0,5mm, é que nos fazem enxergar cores diferentes.
Podemos concluir que cada cor possui um comprimento de onda diferente.Os raios X possuem comprimentos menores do que este e as ondas dos fornos microondas e rádio estão acima deste valor, por isso não a enxergamos.Veremos agora quais as propriedades dos corpos iluminados que estão relacionadas com o que enxergamos.
Os corpos iluminados podem ser classificados em transparentes, translúcidos e opacos. Essas diferenças entre os corpos iluminados serão as responsáveis por algumas propriedades da luz que determinam alguns fenômenos, como por exemplo, as cores dos objetos e o fato de enxergarmos. Os corpos transparentes permitem que os raios de luz atravessem de maneira ordenada. Assim percebemos os objetos através deles com clareza e ótima definição.

Já os translúcidos são meios de propagação que permitem a passagem dos raios de luz de maneira desordenada, ou seja, provocam mudança de direção desses raios. Desta forma, quando observamos objetos através desse meio estes apresentam sua forma alterada. A água é um exemplo de corpo translúcido. Existe uma propriedade da luz que está relacionada a objetos translúcidos. Ela é chamada de refração.

A refração ocorre devido a mudança de direção dos raios de luz quando atravessam um corpo translúcido. Essa mudança de direção está relacionada com uma mudança na velocidade de propagação da luz quando os raios atravessam esse corpo. A velocidade de propagação dos raios de luz muda de acordo com o meio no qual as ondas estão se propagando. Quando um feixe de luz atravessa um objeto translúcido ele muda a sua direção, pois, passa por um momento a percorrer um meio diferente do ar, alterando a sua velocidade.
Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar


Clique aqui para fazer o download

Quando a luz passa do ar para a água, por exemplo, sua velocidade diminui e o feixe de luz muda de direção.

Você já colocou um lápis dentro de um recipiente com água? Ele parece estar quebrado!
Isso acontece devido à mudança de direção do feixe de luz.

Foi devido a propriedade de refração da luz que Isaac Newton descobriu que a luz branca é formada por diferentes cores.
Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar


Clique aqui para fazer o download

Quando a luz branca incide sobre um prisma de cristal ela sofre duas mudanças de direção: quando passa do ar para o prisma e depois quando vai do prisma para o ar. A luz branca é formada por um conjunto de sete cores. Cada cor se propaga através de ondas luminosas diferentes e é devido a essas diferenças nas ondas de propagação das cores que elas refratam de maneira diferente (elas possuem diferentes comprimentos de onda, lembra-se?).
Ou seja, quando a luz branca, composta por sete tipos de ondas luminosas, cada uma correspondente a uma cor, passa por um prisma, cada onda muda sua direção de uma maneira diferente. Algumas desviam mais para a esquerda, outras mais para baixo e assim por diante.

Devido a isso depois de atravessar o prisma a luz branca se decompõe em diferentes ondas, cada uma de uma cor: vermelho, alaranjada, amarelo, verde, azul, anil e violeta.
Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar


Clique aqui para fazer o download

É também devido a diferentes refrações que os arco-íris são formados. Quando chove e faz sol ao mesmo tempo, as cores da luz branca se separam ao passarem através das gotas de chuva, formando assim um arco íris com as mesmas cores observadas quando passamos um feixe e luz branca por um prisma.

Quer conhecer os corpos opacos? Então, venha comigo!
Corpos opacos são aqueles que não permitem a passagem da luz. É o caso da madeira, do cimento das paredes, dos corpos humanos, etc. Existem dois fenômenos ligados aos corpos opacos: a reflexão e absorção da luz.
Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar


Clique aqui para fazer o download

A reflexão é a propriedade que nos faz enxergar objetos iluminados. A luz quando encontra um objeto opaco no meio do caminho bate nesse obstáculo e retorna. A direção que ela irá retornar dependerá da direção que ela tinha quando encontrou o obstáculo. Observe as figuras ao lado para entender as mudanças de direção dependendo de como o feixe de luz incide no corpo opaco.
Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar


Clique aqui para fazer o download

Os espelhos também são considerados corpos opacos e é a reflexão da luz que nos permite enxergar a nossa imagem refletida. A reflexão da luz também é responsável por nós enxergarmos a Lua e também pela ocorrência de eclipses lunares e solares.

Na verdade os eclipses ocorrem devido a propriedade dos corpos opacos de não deixarem ser atravessados pela luz e também pela luz se propagar em linha reta.
Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar


Clique aqui para fazer o download

Observe a figura ao lado e veja como os raios solares não atravessam o corpo, produzindo uma região de sombra, que dará o efeito observado nos eclipses.

A reflexão da luz ainda nos permite enxergar cores diversas. Cada objeto possui propriedades de reflexão distintas que variam de acordo com as cores que ele absorve e aquelas que ele reflete.
Já sabemos que a luz branca é formada por várias cores, não é mesmo? Alguns objetos opacos refletem apenas uma das cores e absorvem as outras que formam a luz branca, nos fazendo enxergar o objeto colorido.
Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar


Clique aqui para fazer o download

A maioria dos corpos é formada por cores variadas, sendo assim um mesmo corpo possui diferentes propriedades de reflexão.

Corpos pretos, ao contrário do que vimos até agora, absorvem todas as cores e não refletem nenhuma. Quando usamos roupas pretas, boa parte da luz absorvida é transformada em calor, aumentando a temperatura do corpo. É por isso que nos dias quentes é melhor usarmos roupas brancas que refletem a maior parte da luz que nela incide.

Acústica

Emitimos e recebemos a cada momento vários tipos de sons. O canto dos pássaros, as vozes das pessoas, o carros nas ruas com suas buzinas e motores, a música do rádio, etc. Você já se perguntou o que é realmente o som?
Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar


Clique aqui para fazer o download

O som é uma sensação auditiva, ou seja, algo que nossos ouvidos podem detectar. Essa sensação é produzida pelo movimento organizado de muitas moléculas que compõe o ar.

Quando gritamos, provocamos uma perturbação que faz as moléculas do ar vibrarem. As primeiras moléculas a vibrarem são aquelas que estão próximas da nossa boca.

Estas transmitem a vibração às moléculas vizinhas e assim por diante, transmitindo o som emitido pelas nossas cordas vocais.
Se essas moléculas não existissem não haveria som. É por isso que no vácuo não há propagação do som, já que não existem moléculas.
Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar


Clique aqui para fazer o download

Essa transmissão ou propagação do som ocorre na forma de ondas que chegam ao agente receptor - o ouvido de outra pessoa, por exemplo. Lembra-se quando falamos da corrente elétrica. Esta era uma forma de transmissão da energia elétrica feita através de um fio condutor.

As ondas que propagam o som, nada mais são do que a forma de transmissão da energia que provocou a perturbação das moléculas do ar.
O som também tem uma velocidade de propagação. Essa velocidade varia de acordo com o meio onde ele se propaga. No ar ele se propaga a 340m/s.

O ouvido humano só é capaz de perceber sons que estejam separados por intervalos de 0,1 segundos. Se o intervalo é menor nós não conseguimos separar os diferentes sons, eles ficam sobrepostos e confusos.

Líquidos ou sólidos são agentes transmissores melhores do que o ar. Nesses meios o som é transmitido com maior rapidez, pois, as moléculas estão mais próximas entre si, transmitindo a vibração com maior facilidade.

Alguns materiais porosos, como a cortiça, ou caixas de ovos, são maus transmissores de som. Por isso, são muito usados no isolamento acústico de casas, estúdios ou bares.
Além da velocidade e da reflexão do som, existem outras características das ondas sonoras que determinarão se podemos ouvir e a qualidade do que iremos ouvir. Para entender melhor temos que aprender as características de uma onda.
Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Amplitude e comprimento de onda
Clique aqui para fazer o download

Qualquer onda possui dois elementos: as cristas e os vales. As regiões mais altas são as cristas e as mais baixas os vales. A distância entre uma região alta e outra baixa é chamada de amplitude. Já o espaço entre duas cristas chama-se comprimento da onda e o tempo gasto para que a onda caminhe um comprimento é chamado de período. A freqüência, ao contrário do período, é o número de cristas que passa a cada segundo por determinado ponto, ou seja, o número de vibrações ou oscilações por um determinado período.
O ouvido humano só consegue distinguir determinados tipos de ondas. Cada tipo de onda pode ser classificado de acordo com a amplitude e a freqüência que possuem. As classificações são chamadas de intensidade, tom e timbre.
Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Intensidade sonora
Clique aqui para fazer o download

A INTENSIDADE sonora está ligada a amplitude da onda. Assim o som pode ser forte se a amplitude for grande e fraco se a amplitude for menor. O nosso ouvido é capaz de perceber sons que estejam entre 10 a 140 decibéis. Decibéis é o nome que foi dado a unidade de medida da intensidade do som em homenagem ao inventor do telefone: Graham Bell.
Além de sabermos se o som é forte ou fraco, podemos classificá-lo em grave ou agudo, dependendo da freqüência que as ondas sonoras possuem. Um som grave possui ondas de menor freqüência do que as agudas.
Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Tom
Clique aqui para fazer o download

Nosso ouvido também só escuta freqüências que estejam entre 20 Hz e 20.000 Hz.
Hz quer dizer hertz, que é a unidade de medida da freqüência do som: 1 Hz é igual a uma oscilação por segundo.
Isso é o que chamamos de TOM.
Ainda podemos classificar o som de acordo com o TIMBRE, ou seja, a forma da onda.
Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Timbre
Clique aqui para fazer o download

Por exemplo, uma mesma onda sonora pode vibrar com diferentes freqüências e isso dará origem ao que chamamos de ondas complexas. Essas diferentes combinações de freqüências é que originam os diferentes timbres.
É por isso que conseguimos distinguir o som de uma flauta do som de um trombone. Mesmo que eles possuam a mesma intensidade e estejam no mesmo tom, seus timbres são diferentes.